AÇO
Os aços são ligas de ferro (Fe) e carbono (C), que podem apresentar certas quantidades de concentração de elementos da liga. São obtidos de duas formas básicas: a partir do (1) gusa sólido e sucata ou (2) minério de ferro, carvão e fundente.
Fluxo simplificado da produção do aço

Os aços podem ser classificados em três grupos principais e seus subgrupos.
Classificação dos aços

As diferentes composições químicas, estrutura, formas de processamento e tratamentos térmicos permitem a obtenção de propriedades diversas para os aços, estabelecidas em função da aplicação do produto, sendo esta uma de suas principais características: a versatilidade. Desta forma, as características apresentadas a seguir são apenas para referência, pois variam de acordo com o tipo de aço.
%2014_39_24_5f029712.jpg)
Resistência a baixas temperaturas
Algumas variedades de aço (criogênicos) mantêm a sua resistência em temperaturas extremamente baixas, tornando-o ideal para certas aplicações industriais.
Resistência a altas temperaturas
Algumas variedades de aço (refratários) mantêm a sua resistência em temperaturas extremamente altas, tornando-o ideal para certas aplicações industriais.
Resistência à corrosão
A presença do cromo em teores elevados (acima de 11%) no aço, ao reagir com o oxigênio do ar, forma uma camada passiva de óxido de cromo na superfície do aço, protegendo-o contra corrosões (ferrugem).
Resistência mecânica
Dependendo da composição e do tratamento térmico, o aço pode ser muito resistente, com boa capacidade de suportar impactos. Em geral, quanto maior for o percentual de carbono em sua liga, maior será a resistência ao esforço de tração e à penetração (maior dureza).
Dúctil
Facilidade de deformar o material. Ao contrário da resistência, quanto menor for o percentual de carbono em sua liga, maior será a sua ductilidade.
Inerte
O aço inoxidável é resistente a uma ampla variedade de produtos químicos, tornando-o ideal para ambientes onde os materiais são expostos a substâncias agressivas. Além disso, impede o acúmulo de bactérias e outras impurezas, tornando-o uma opção higiênica para a indústria alimentícia e médica.
Reciclável
Quando um produto de aço chega ao fim da sua vida útil, ele pode ser completamente reciclado e usado para produzir novos produtos.
Densidade
Propriedade que relaciona a massa e o volume de um corpo. O aço é considerado pesado quando comparado ao alumínio, pois seu peso é quase três vezes maior que o do alumínio.
Ponto de Fusão
Temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido. Para o aço, varia de
1300°C a 1530°C.
Por que sou usada?
ONDE SOU USADO?
Aço carbono baixo carbono:
carroceria de automóveis
Nesta aplicação, sua principal característica é a ductilidade, pois é necessário que o aço seja deformado por meio de prensagem para criar uma forma específica.

Aço baixa liga:
eixos de veículos pesados

Apresenta média resistência mecânica, é de fácil usinagem, pode ser tratado termicamente para adequação de suas propriedades mecânicas (têmpera) e conta com grande propensão a sofrer torções.
Aço ligado Hadfield:
mandíbula de britador
Resistência ao desgaste, resistência ao impacto e
durabilidade.

https://br.pinterest.com/pin/651333164842465601/
https://acosecoplan.com.br/pecas-para-equipamentos-de-britagem/
VOCÊ SABIA?
I - É verdade que as estruturas metálicas não são duráveis em decorrência da ferrugem?
II - Rodas de aço versus rodas de liga leve, qual a melhor?
- As resistências das rodas de aço e de liga são equivalentes. Ambas passam pelos mesmos testes: choque térmico, resistência a agentes químicos, salinidade, teste de impacto, etc.
- A roda de liga leve não melhora o desempenho do carro. Achar que seu carro vai acelerar e parar muito mais rápido porque você trocou as rodas originais de aço por um belo conjunto de liga é um engano.
- Por serem fundidas, as rodas de liga leve permitem mais criatividade no visual, ou seja, são mais bonitas que as de aço que são criadas a partir de uma chapa prensada.
Como outros métodos construtivos, o que realmente faz a diferença na utilização do metal nas construções é a qualidade do material e adequação do projeto. Mesmo em locais com condições climáticas marcadas pela umidade, existem diferentes tipos de aço e alternativas para anular a ferrugem, como o aço galvanizado e tintas especiais.
%2014_39_24_5f029712.jpg)
Arquivo completo para download,
incluindo fontes de consulta e créditos.