PNEU
O nome “Pneu” é derivado da palavra pneumático, já que é oco e cheio de ar pressurizado em seu interior. É um material compósito de estrutura complexa constituída por três tipos de materiais: borracha, têxtil e metal. É usado para revestir rodas de meio de transportes, sendo o ponto de contato com a pista.
Fases do processo de obtenção do pneu automotivo

São características necessárias a um bom pneu:
. Resistir ao desgaste, corte e penetrações
. Transferir forças de tração e frenagem
. Alterar e manter a direção do veículo
. Aderir a pisos secos e molhados
. Dissipar o calor
. Suportar cargas
. Absorver impactos
Por que sou usada?
ONDE SOU USADO?
Pneu de caminhão
Altera e mantém a direção do veículo, absorve impactos, transfere forças de tração e frenagem, suporta cargas, resiste ao desgaste, corte e penetrações, dissipa calor e apresenta características para aderência em pisos secos e molhados.

VOCÊ SABIA?
I - Quais as partes do pneu?
II - Para que serve o negro de fumo?
III - Os cabelinhos dos pneus interferem na segurança?
IV - Por que os pneus apresentam diferentes desenhos na banda de rodagem?
V – Com quantos tipos de borracha é feito um pneu?
VI – Qual o maior pneu de produção em série do mundo?
Os “cabelinhos” dos pneus novos são resultado dos “respiros” dos moldes de fabricação, cuja função é evitar que ar fique retido no momento da vulcanização do pneu. A presença ou não desses “cabelos” nos pneus não interfere na segurança e qualidade do produto.
Os sulcos ou ranhuras que a banda de rodagem apresenta garantem o desempenho do pneu. Eles são desenhados para melhorar a tração, prevenir derrapagens e drenar a água durante a condução em superfícies molhadas. Influenciam diretamente na emissão de ruído.

Um pneu é feito com 15 a 20 tipos de borracha e cada tipo tem uma função. Os componentes são criados em separado e depois agrupados, cada um na parte que lhe cabe (banda, lateral, interior etc.), e são vulcanizados juntos, formando a estrutura única que se vê.
O negro de fumo (carbono em dispersão muito fina, obtido por combustão incompleta de gás natural do petróleo) éresponsável pela coloração preta do pneu.
É um pneu feito pela Titan International, nos Estados Unidos: mede 4,30 metros de altura, pesa 5,7 toneladas e é colocado em uma roda de aro 63. Cada um custa cerca de 50.000 dólares. É usado em caminhões de mineração, monstros de até 650 toneladas e 6,5 metros de altura, que levam até 400 toneladas e têm motores de até 3 600 cv.

Arquivo completo para download,
incluindo fontes de consulta e créditos.