top of page

FIBRA DE VIDRO

Material composto por finíssimos filamentos de vidro, resina (substância responsável por promover a união dos filamentos) e catalisador (substância que acelera a reação de união). A denominação correta para fibra de vidro é Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV).

Processo de obtenção do Polímero Reforçado com Fibra de Vidro

Captura de tela 2024-08-03 101107.png

O vidro é obtido a partir da areia e para obtenção da fibra de vidro o processo é semelhante, iniciando com a fusão da areia, que passa para o estado líquido. Quando é resfriado rapidamente, por meio de controle térmico rigoroso, formam-se os fios (filamentos) de vidro. O diâmetro da fibra de vidro é estabelecido de acordo com a aplicação de cada produto e ocorre quando o líquido passa pelos orifícios da máquina, que são reguláveis. A resina é, então, misturada ao catalisador e aplicada sobre os filamentos de vidro, comumente encontrados sob a forma de manta. Aguarda-se um tempo para que ocorra a reação de cura (processo de secagem).

Processo de fabricação de fios de fibra de vidro para aplicação na construção civil

Existem diversos tipos de fibra de vidro obtidos por meio de diferentes combinações entre filamentos de vidro e resinas (epóxi / vinílica). Além disso, a fibra de vidro pode conter em sua formulação outros componentes tais como óxido de potássio, ferro, cálcio e alumínio, o que confere características específicas ao produto. Pode ser aplicada em pequenos e grandes produtos, dos mais simples aos mais complexos.

As fibras de vidro, dependendo de sua formulação, podem apresentar as seguintes características:

Condutividade Térmica

A condutividade térmica é a capacidade de transmissão de calor em uma determinada área. Quanto maior a transferência de calor mais rápida a energia será dissipada. Se for baixa, como é o caso da fibra de vidro, é possível eliminar as passagens térmicas, o que gera economia de calor.

Resistência Mecânica

A fibra de vidro, além de ser mais leve que o aço também apresenta resistência mecânica mais elevada, portanto, é capaz de suportar esforços.

Acabamento Estético

Permite obter diversas tonalidades além de refletir a luz.

Leve

O plástico reforçado presente na fibra de vidro torna o material construído três vezes mais leve que o aço e com propriedades semelhantes.

Flexível

O produto é altamente maleável e de moldagem simples, possibilitando fabricar peças complexas, pequenas ou grandes, com uma grande variedade de formatos e funções.

Durável

As fibras de vidro não apodrecem. Por ser feito por filamentos de vidro e plástico, não há possibilidade de corrosão da PRFV e danos ocasionados por insetos e roedores, por exemplo. Além disso, pode-se expor o material a agentes químicos sem danificar a sua estrutura.

São leves e ocupam um espaço pequeno, reduzindo o custo de transporte.

Isolante Elétrico

Tanto o vidro quanto o plástico são isolantes. Logo, não há passagem de corrente elétrica, mesmo em
pequenas espessuras.

Incombustível

Dada às propriedades minerais presentes no material, é invulnerável à propagação de chamas e não
libera gases tóxicos geradas pelo fogo e à exposição de altas temperaturas.

Higiénica

Não acumula sujeira, tornando fácil a sua limpeza.

Reciclável

Os filamentos de vidro podem ser reciclados. Quando aquecidos a uma certa temperatura é possível derretê-los e criar novas moldagens.

Por que sou usada?

ONDE SOU USADO?

Telhas translúcidas

Leve, durável, resistente a esforços, maior aproveitamento da claridade e redução do

consumo de energia.

As telhas de fibra de vidro são produzidas para durar, pelo menos, 30 anos. Protegem contra os raios ultravioleta e são isolantes térmicos naturais.

Captura de tela 2024-08-03 101146.png

Vergalhões para construção civil

Captura de tela 2024-08-03 101200.png

Durável, leve, resistente a esforços e econômica.

Estudos apontam que os vergalhões de fibra de vidro não perdem
seu desempenho, não se decompõem, não corroem e não reagem com ácidos ou outros materiais ao longo dos anos. Além de não sofrerem com as ações do calor e do frio, bem como não conduzirem eletricidade, o que torna as estruturas mais seguras e confiáveis. São muito mais leves que o aço, gerando uma considerável diferença na hora do transporte e da utilização dos
vergalhões nas construções.

Prótese pino de fibra de vidro
(procedimentos odontológicos)

Acabamento estético, leve, resistente,

flexível e durável.

O pino de fibra de vidro, quando submetido a uma tensão, consegue absorver essa força sem transferi-la para o dente, de forma que todo o conjunto trabalha de maneira equilibrada.

Captura de tela 2024-08-03 101216.png

VOCÊ SABIA?

I - Telhas de fibra de vidro são resistentes?

II - Telhas de fibra de vidro fazem muito barulho?

III - Telhas de fibra de vidro podem sair voando?

IV - O que é mais resistente: aço ou fibra de vidro?

As telhas de fibra de vidro possuem elevada resistência mecânica, pois não quebram e, quando amassadas, voltam as suas formas originais, sendo recomendadas para todos os tipos de edificações.

Camadas das telhas de fibra de vidro

Captura de tela 2024-08-03 110058.png

Por conta das suas características químicas, ela permite que o barulho de fora fique apenas no ambiente externo.

O que faz uma telha voar ou não voar com a ação dos ventos é o quão bem fixada essas telhas estão na estrutura do telhado e não o seu peso, caso contrário, não veríamos com tanta frequência, por exemplo, telhas de barro, que são pesadas, arrancadas em um dia chuvoso.

A fibra de vidro é mais resistente. A leveza e maleabilidade não quer dizer que o material seja mais fraco, desta forma um vergalhão de fibra de vidro pode ser mais resistente do que um feito com aço.

Arquivo completo para download,

incluindo fontes de consulta e créditos.

bottom of page