top of page

POLICLORETO DE VINILA - PVC

O POLICLORETO DE VINILA é também conhecido por policloreto de vinila rígido, policloreto de polivinila, policloreto de vinil e, em inglês, Polyvinyl chloride, que é a denominação que sobressaiu em sua forma abreviada: PVC. Encontra na classe dos polímeros termoplásticos sintéticos (artificiais). Apresenta a característica fundamental dos termoplásticos: quando aquecido se torna viscoso, podendo ser remodelado e quando resfriado endurece mantendo sua nova forma. São copolímeros, ou seja, polímeros formados por mais de um tipo de monômero (pequenas moléculas) na sua cadeia polimérica, de maneira repetida. Nesse caso, originados do cloreto de vinila.

Policloreto de vinila

O PVC pode ser classificado em dois tipos:

  • Policloreto de vinila flexível: Apresenta todas as propriedades do PVC com a diferença da adição de plastificantes que ocupam posições entre as grandes cadeias poliméricas aumentando a distância entre elas e, consequentemente, favorecendo a obtenção de um PVC mais flexível.

  • Policloreto de vinila rígido: O PVC rígido é o PVC sem o uso de aditivos.

A fabricação do policloreto de vinila envolve diferentes processos para a obtenção do produto final, visto que o PVC se difere dos outros termoplásticos por não ser totalmente originário do petróleo. O policloreto de vinil apresenta cerca de três quintos de cloro em sua composição e o restante de petróleo.

Processo de obtenção do policloreto de vinila

imagem_2025-01-11_165745921.png

O processo de obtenção do cloreto de vinila ocorre a partir do gás cloro e do gás etileno. O cloro se origina no sal (pelo processo de eletrólise) e o etileno do petróleo (pelo processo de craqueamento catalítico). Após a obtenção desses dois produtos é produzido o dicloro etano (DCE) que, quando aquecido na presença de catalisador, obtém-se o cloreto de vinila. Uma outra maneira para a obtenção do cloreto de vinila é conhecida como oxicloração: reação entre etileno, ácido clorídrico e oxigênio na presença de calor e de catalisador.

Depois de obtido o cloreto de vinila, ele é submetido a um processo de polimerização por adição, algumas vezes chamada de polimerização por reação em cadeia. Essa etapa consiste na ligação dessas unidades monoméricas, uma de cada vez, na forma de cadeia, para compor uma macromolécula linear.

O método de conformação mais comum é a moldagem, podendo ser por injeção, sopro ou extrusão. A conformação por moldagem ocorre a partir do plástico granulado ou finamente paletizado, que passa por um aumento de temperatura e pressão tornando-se viscoso. Em seguida, é forçado a preencher a cavidade de um molde e após ser resfriado mantém a forma do molde.

O PVC pode apresentar as seguintes características:

Resistente às intempéries

Mantém suas propriedades após exposição prolongada à luz solar, vento chuva e umidade.

Auto-extinguível

Evita ou minimiza a propagação de fogo.

Isolante térmico

Materiais que dificultam a passagem de calor entre dois ou mais ambientes, criando uma barreira que impede a transferência de calor entre eles.

Inerte

Não reage quimicamente com outros produtos e é resistente à ação de fungos e bactérias.

Atóxico

Não é prejudicial à saúde.

Baixa densidade

É leve, pois apresenta baixa massa em comparação com metais e cerâmicas.

Isolante elétrico

Oferece oposição a passagem de cargas elétricas.

ONDE SOU USADO?

Bolsas de sangue e soro
fisiológico – PVC flexível

Transparência, flexibilidade, resistência nas condições de uso e estabilidade física, química e biológica em relação ao seu conteúdo durante o período de validade.

 

Trata-se de um dos poucos materiais que atende as normas da Anvisa e Farmacopeia Europeia.

Captura de tela 2025-01-11 165011.png

Tubos - PVC

Captura de tela 2025-01-11 165020.png

Resistência à corrosão, leve, fácil de manusear e liso.

 

O PVC apresenta elevada resistência à corrosão, diferente dos tubos de aço e cobre, é um material de baixa densidade e fácil de manusear. Além disso, possui uma superfície extremamente lisa que impede que os resíduos se acumulam nos tubos, já que não tem onde incrustar.

Disco

Leve e resistente a choque.

Aplicados em discos por serem resistentes a choques e quedas e com capacidade de armazenamento superior quando comparado ao modelo feito em goma-laca.

Captura de tela 2025-01-11 165032.png

VOCÊ SABIA?

I - O PVC pode ser reciclado?
II - Como e quando surgiram o cloreto de vinila e o PVC?
III - Qual a vida útil do PVC?

O cloreto de vinila foi descoberto em 1835 pelo químico alemão Justus Von Liebig, ao reagir dicloroetano com hidróxido de potássio em ambiente alcoólico. Mais tarde, em 1872, Eugen Baumann observou pela primeira vez a polimerização do cloreto de vinila, originando o PVC, após deixar, por acidente, um recipiente com a substância exposta ao sol.

De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, a vida útil do PVC é de 60 anos, podendo chegar aos 100 anos se conservado e limpo de maneira correta.

O PVC é um material 100% reciclável, que pode ser identificado através do símbolo:

Símbolo de reciclagem do PVC

Captura de tela 2025-01-11 165045.png

Arquivo completo para download,

incluindo fontes de consulta e créditos.

bottom of page